6 de agosto de 2011

Hanafuda

Nas férias não fiz tudo que gostaria, mas uma das coisas que minha família geralmente faz é dar uma passadinha na praia. Lá, minha mãe e minha tia resolveram ensinar para mim e para o meu irmão como se joga um jogo de hanafuda (ou o que elas se lembravam né rs), já que elas tinham levado o baralho.
Bom, hanafuda (ra.na.fu.dá: baralho, carta das flores) não é nada mais que um baralho japonês, bem menor e mais grosso que o ocidental. Cada "número" é um mês do ano com sua planta respectiva, e os "naipes" são mais ou menos os desenhos (é mais ou menos assim, quanto mais coisa tem na imagem, mais ela vale). Bem, vamos explicar com imagens.


Janeiro: Matsu (pinheiro)




Fevereiro: Ume (ameixeira)




Março: Sakura (cerejeira)




Abril: Fuji



Maio: Ayame (iris)



Junho: Botan (peônia)




Julho: Hagi (trevo)




Agosto: Susuki (grama)





Setembro: Kiku (crisântemo)




Outubro: Momiji (outono ?)




Novembro: Yanagi (salgueiro)




Dezembro: Kiri (papoula)



Não sei se os nomes estão todos certinhos, mas é mais ou menos isso rs.
Assim como o baralho ocidental há vários jogos para o hanafuda, se você ficou curioso dá uma procurada na internet, que tem uma boa quantidade de sites explicando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário