11 de setembro de 2011

Brasília

Como de costume, o segundo ano do curso de Arquitetura e Urbanismo foi à Brasília, a capital planejada por Lúcio Costa, nesta semana.
Bom, para começar, vamos falar um pouco da cidade. Quando decidiram criar uma nova capital, abriu-se um concurso para arquitetos e engenheiros, e o vencedor do concurso foi o arquiteto Lúcio Costa. A idéia do Plano Piloto inicialmente surgiu com o próprio sinal da cruz, que trabalhado, tornou-se o desenho de um avião. Brasília foi construída sobre ideais modernistas, explicando o formato de lâmina dos prédios, as grandes distâncias entre eles para iluminação natural e ventilação, as superquadras, a prioridade dos carros e o afastamento do pedestre das ruas, as praças dentro das superquadras para as pessoas ali conviverem.

A cidade é muito diferente para quem é de fora, é tudo muito longe, os prédios são diferentes e uniformes, e os que se destacam são os mais famosos, o Congresso Nacional, Catedral, etc. Fiquei chocada ao ver que uma das poucas faixas de pedestres que eu vi nas vias expressas tinha nada mais e nada menos que uns 25cm (sem exageros), é muito perigoso atravessar lá, mas isso é "compensado" pela educação dos motoristas dentro das superquadras, onde tem faixa de pedestre, eles param para você passar. 
Ok, chega de blá blá blá e vamos as fotos rs.


Assim acordei no sábado, com pose de "meus colegas podiam ser menos barulhentos quando estou dormindo" hahaha! 

Como o ônibus iria sair só 00h do sábado, fui na casa de umas amigas passar o tempo e ter companhia para ir até o ponto do ônibus. Aproveitei a vista da janela do quarto de uma delas fiz um bokeh!

O tempo parecia infinito, então brincamos de stop e mímica :)

Tentativa de tirar foto do nascer-do-sol dentro do ônibus, mas como vocês podem ver, não deu certo, mas estava a coisa mais linda.

Após 13 horas de viagem, enfim chegamos! Este é o famoso Congresso Nacional, como a maioria deve saber.

Não lembro o nome deste edifício (shame on me), mas adorei a idéia das cascatas :)

Era tão quente e seco lá que a minha vontade era de deitar nessa "concha", bem onde a água passava. Um termômetro chegou a marcar 42 graus.

Bandeiras.

Parte do Congresso Nacional e bandeiras.

Palácio do Itamaraty.

Prédio ao lado do Itamaraty. Coisa horrososa :/

Itamaraty e Congresso Nacional.

Dentro do Itamaraty. Esse é o andar térreo, era proibido tirar fotos do segundo, e sinceramente, não entendi o porque.

Outro lado do ambiente.

Elemento vazado.

Escada em caracol! Meio perigoso, mas muito bonita.

Obra de arte, era possível mexer essas placas.

Esse é o "Olho da Águia" se eu não me engano (ou era gavião?) É basicamente uma concha acústica. Pertence a essa área dedicada aos militares.

De dentro da concha.

Parque em frente à concha, projetado por Burle Marx. Tinha esses caminhos pelo espelho d'água, era super gostoso e bonito! (Foto por Letícia de Marchi)

Outra visão do parque (Foto pot Letícia de Marchi)

Outro bokeh, tirado do albergue que ficamos (sempre quis tirar fotos de bokeh, mas nunca consegui umas bonitas com a minha compacta -incopetente)

No outro dia fomos passear pelas superquadras. Essa era uma passagem FEDIDA por baixo das vias, para mais segurança dos pedestres. (Foto por Fernanda Sabbag)

Dentro da superquadra, Igrejinha projetada por Oscar Niemeyer.

Cartões postais! Aprendi a fazer caixinhas lindas com elas! Quem sabe posto um tutorial aqui um dia :)


Justiça.

Candangos.
Maquete enorme do Plano Piloto.

Disposição dos prédios.

Sério, essa Catedral é a coisa mais linda que já vi. Me apaixonei por ela!

Visão geral.

Concreto armado e vitrais.

Anjos.

Anjos e altar.

Parede acústica. A som se propaga perfeitamente por essa parede, se duas pessoas ficam uma em cada extremidade e uma delas fala, a outra ouve perfeitamente o que a primeira disse e vice-e-versa. É incrível.


Os vitrais são tão lindos!

Luz do sol.

Museu.

Torre de TV.

Vista da Torre de TV! Eixo Monumental.

Vista da cidade. Aquele prédio mais diferente é o Shopping Brasília, projetado por Ruy Otake.

Visão do Museu JK. Tinha balões no dia, pois no dia seguinte tinha conpetição de balonismo.

Torre de TV.

7 de Setembro, esquadrilha da fumaça!

Esquadrilha da fumaça!

Gatinha linda que era do albergue, a coisa mais fofa e pequenina :)

Ponte JK

Enfim, basicamente é isso, fomos visitar outros lugares como o catetinho, mas não consegui fotos boas.

Para finalizar  post, fotos do chaveiro que comprei para a minha coleção de "chaveiros para lugares que já fui" :)

Peguei meu sketchbook e fiz rabiscos inserindo meu chaveirinho no seu contexto haha! <3

Chaveirinho da Catedral, porque eu adorei ela :) 

Catedral e seus sinos, prédios em lâmnina, Museu, esquadrilha da fumaça e parte do Teatro Municipal :) Que tal? rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário