5 de março de 2012

Tá pagando e se achando fotógrafa profissional.



Nunca gostei de responder grosserias ou impressões mentirosas sobre mim, mas eu infelizmente ouvi um comentário infeliz e tive que fazer um post, mesmo porque deve ter muita gente que passa o mesmo.

Fotografia é minha paixão há muito tempo, quando consegui minha primeira câmera comecei a fotografar tudo ao meu alcance. Sério, tinha/tenho fotos de coisas totalmente aleatórias, só pelo prazer de tentar entender melhor como uma foto pode ser mais agradável ou não. Até que a partir de um certo momento, eu comecei a levar meu hobby a "sério".
Para quem não sabe, há muito tempo posto meus desenhos e algumas fotografias no DeviantArt, e não demorou tanto assim para eu começar a ver desenhos meus em comunidades do Orkut sem a minha devida permissão e/ou créditos. Para quem nunca passou por essa situação acredite: é muito chato. Um trabalho seu, feito por diversão ou não, ali, sem você nem saber, sem nem te citarem.
Com as fotos, a mesma coisa. Aconteceu apenas duas vezes, mas foi chato. Me entendam bem, eu não ligo se você, meu amigo não me creditar por uma foto que tiramos para guardar recordações. Tirei para ter como lembrança, não com o intuito de adicionar ao "portifólio" (Flickr, DA, etc). Mas se você gostou de uma "foto-arte", acho que não custa nada adicionar os créditos, mesmo porque assim as pessoas que vierem a gostar das minhas fotos podem me encontrar com mais facilidade.
Não estou dizendo que sou foda e que todos gostam das minhas fotos. Eu mesma digo que elas ainda não estão nem perto do que eu gostaria. Mas é chato quando algum amigo, colega ou desconhecido seu coloca uma foto sua sem os créditos e você lê os elogios depois, todos direcionados para o fulano.
Sobre a minha DSLR, só digo uma coisa: quem faz a foto é o fotógrafo, e não a câmera. Não me acho e nunca vou me achar melhor que ninguém por ter uma DSLR. Já disse nesse post que já tirei fotos maravilhosas com as minhas compactas e horrendas com a DSLR.

Enfim, isso não foi uma indireta para ninguém, só não gosto que saiam espalhando coisas sobre mim que não são verdadeiras, e peço para que os meus amigos não se sintam ofendidos e que não entendam como um "sou fodona" quando peço para me creditarem, é que realmente é muito chato para mim e para tantos outros artistas.

3 comentários:

  1. Chato mesmo é ter que se desculpar por algo tão obvio, né?! Na internet é fácil pegar algo de outra pessoa e fingir que é seu, sem contar aqueles que roubam a arte alheia descaradamente (e ganham em cima!!) enfim, uma hora ou outra nos deparamos com algo assim, infelizmente, mas se decidimos divulgar nosso trabalho temos que estar preparados pra isso =/

    ResponderExcluir
  2. *maldito botão de responder que não funciona*

    É que eu na verdade estou me "desculpando" com gente que eu sei que não teve intenção de roubar minhas fotos, e argumentar com o nosso ponto de vista, porque as vezes a pessoa nem sabe o quanto é importante pra gente sabe?
    Mesmo porque desde que comprei minha DSLR eu já venho ouvindo comentários desagradáveis, e se essas pessoas acham que é certo julgar sem ao menos me conhecer tudo bem, mas comecei a ficar preocupada quando gente que eu gosto começou a pensar o mesmo sabe?

    E é bem isso, quem quer divulgar seu trabalho tem que estar mesmo sujeito a isso, é o jeito.

    ResponderExcluir
  3. É bem chato essas coisas, né? Galera se acha no direito de te julgar e ainda por cima pegar suas fotos como se não fosse nada. Respeito é uma palavra que ainda falta no vocabulário de muita gente. É muito bom quando somos reconhecidos por uma arte ou qualquer coisa nossa, espero que as pessoas aprendam a dá valor ao artista em sí..

    ResponderExcluir