21 de julho de 2012

Meus Materiais de Desenho

Cada um tem seus materiais preferidos e maneiras específicas de usá-los, e vou mostrar os meus hoje! Sem mais demora, vamos ao que interessa.

Lapiseira: gosto de ter várias lapiseiras com diferentes tipo de grafite nelas (HB, B, 6B, etc). Uso elas para lineart e fazer detalhes pequenos no sombreado, isso faz com que você não fique apontando seus lápis toda hora para deixar eles com ponta fina.

Lápis: Tenho váááários lápis, mas o que eu realmente uso para sombrear são o 2B, 4B e 6B (dá para perceber pelo tamanho deles na foto). Tenho que tentar outros tipos!

Grafite integral: como o próprio nome diz, ele é inteiro de grafite, uso para preencher grandes áreas, por exemplo, fundos. Só é preciso tomar um certo cuidado porque ele quebra com uma certa facilidade!

Esfuminho: eles são nada mais e nada menos do que papel enrolado e apontado, servem para você esfumar o sombreado. Tem gente que gosta de usar o dedo, mas eu não sou muito fã porque o dedo pode estar sujo e engordurado, marcando o desenho, fora que com os dedos sujos de grafite, as chances de você sair borrando o desenho é maior. Mas cada um tem facilidade com uma técnica, conheço gente que usa o dedo e os resultados são ótimos do mesmo jeito! Mas ainda prefiro os esfuminhos porque tem diversos tamanhos e assim você pode esfumar até os pequenos detalhes, coisa que com o dedo já é mais complicado. Cada tamanho, é um número impresso no esfuminho mesmo!


Papel higiênico/ lenços de papel: eu uso MUITO para esfumar fundos principalmente, mas sempre tem alguma parte do desenho que o papel cai bem.

Lápis de cor/ Lápis de cor aquarelável: Não tem muito segredo, são apenas lápis de cor mesmo! Essa é da Mitsubishi que me deram e não é aquarelável, mas apesar disso a mina solta fácil no papel! Mas o que eu acabo usando é o aquarelável da Faber Castel, só não gosto muito de aquarelar ele, não acho que o resultado fique tão bom quanto a tinta mesmo!

Aquarela: eu gosto muito do efeito, acho lindo, maaaas... eu não tenho muito jeito para coisa! Preciso treinar mais, e conseguir mais pincéis. Mas eu recomendo a Pentel e a Sakura, gostei muito, da variedade de cores, com elas você pode fazer tranquilamente outras!

Caneta BIC: sim, caneta BIC! Dá para fazer muita coisa bacana com ela já que é bem fácil para controlar a espessura do traço com ela, só tomem cuidado com as bolinhas de tinta que se acumulam na ponta dela! Sempre que precisar, dêem uma limpadinha numa folha de papel!


Caneta nanquim: eu gosto mais das recarregáveis, mas como eu sou MUITO mão pesada, elas não duram comigo. As pontas entortam, tento me policiar mas sempre acabo botando força demais, então a solução para mim foi comprar as descartáveis mesmo!

Canetas hidrográficas: a da foto são um kit de canetas da Faber Castel para mangá, tinha comprado assim que lançou, então paguei um preço mais bacana, agora elas estão BEM caras. Eu não me dou muito bem com canetas hidrográficas, mas assim como tudo, é treino!

Limpa tipo: é essa massinha esquisita que você está vendo mesmo. Ele serve para apagar sombreado de maneira gradual ou brusca, depende de como você molda ele e a força que usa. Eu vou arrancando pedacinho por pedacinho do limpa tipo, tem gente que gosta de usar tudo de uma vez! Aí também vai do gosto de cada um.

Nanquim: nanquim é uma coisa divertida, adoro usar tanto para fazer traços e contornos como para aguada de nanquim (é como aquarela, mas você usa nanquim no lugar).

Ainda tem coisa faltando, como escova de dente, pincéis, mas é que no momento até eu estou carente deles hahahaha! Espero que vocês tenham gostado, e quem sabe mais para frente eu não faça um tutorial de como usar algumas das técnicas usando estes materiais!

3 comentários:

  1. Que legal, vendo todos os seus materiais fiquei com vontade de comprar tudo e sair desenhando, como se eu soubesse desenhar, né? ahahahahaha
    acho tão legal, mas não tenho dom!
    :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai fundo! :D Eu acredito que tenha gente com mais facilidade para desenhar, mas tambem acredito que quem treina bastante consegue o mesmo resultado ou ate mais :)

      Excluir
  2. Muito bom! As vezes também desenho mas só quando estou inspirada e não é nada profissional, são apenas passa tempo. Mas seus materiais me inspiraram... Gostei também do seu blog tá de parabéns!!!

    Meu blog, se quiser dá uma olhadinha:
    http://maywaltz.blogspot.com.br/
    Bjs!!!

    ResponderExcluir