26 de julho de 2012

Sherlock (BBC)

Como eu acabei abandonando de vez o Take Your Pencil!, resolvi fazer um post de novo no De Tudo um Pouco sobre um dos meus seriados favoritos, Sherlock!



A série “Sherlock” da BBC é uma releitura dos contos e romances de Arthur Conan Doyle, na qual Sherlock Holmes (Benedict Cumberbatch) e seu fiel amigo John Watson (Martin Freeman) vivem no mundo contemporâneo (a new sleuth for the 21st century!). Eu li apenas alguns contos, mas pelo que pude perceber, a série conseguiu manter a essência do detetive, um ser brilhante que pelo método da dedução consegue desvendar os mais inusitados crimes, sendo convidado pela própria polícia para ajudar a solucionar alguns casos. O John Watson da série documenta os casos assim como o Watson dos contos e romances, porém de um modo mais contemporâneo, que é através de um blog. E é claro, segue o amigo em seus casos.

A dupla se encontra assim como no romance "Um estudo em vermelho" (A Study in Scarlet), no primeiro episódio da temporada "Um estudo em Rosa" (A Study in Pink). John volta do Afeganistão devido a um ferimento e acaba encontrando um velho colega da faculdade de medicina que, sabendo do interesse de John em dividir um apartamento com alguém, o apresenta a Sherlock Holmes. Ao apresentá-los, Sherlock pergunta logo de cara "Afeganistão ou Iraque?". Surpreso, John responde, e pergunta ao seu amigo se disse alguma coisa sobre ele antes para Sherlock, e a resposta foi negativa. Sherlock também adivinha logo de cara que John está sendo apresentado a ele pelo interesse de dividir um apartamento, e combinam de se encontrar, no bom e velho 221B Baker Street. Ao desenrolar do episódio, Sherlock explica que o que ele faz não é um truque ou mágica como as pessoas pensam, mas sim pura dedução: você vê, mas não observa. Logo um caso aparece, e claro que John acaba indo com Sherlock e a gente sabe que esses dois não vão mais se separar.

A série conta com duas temporadas com 3 episódios cada que duram 1h30min, que são:

Primeira Temporada:
- A Study in Pink (Um Estudo em Rosa)
- The Blind Banker (O Bancário Cego)
- The Great Game (O Grande Jogo)

Segunda Tempotada:
- A Schandal in Belgravia (Um Escândalo em Belgravia)
- The Hounds of Baskerville (Os Cães de Baskerville)
- The Reichenbach Fall (A Queda de Reichenbach)

Como vocês podem reparar, o nome do episódio e o conteúdo sempre fazer alusão a um conto ou romance!


O que eu percebi após ler alguns contos (eu vi a série primeiro), é que os episódios são baseados neles porém sempre tem algo de novo. Quem leu os contos antes, deve ter pensado "ah, agora vai acontecer isso, já li os contos", mas não, acontece outra, muitas vezes reforçando o século em que eles agora se situam. Foi o caso do primeiro episódio da segunda temporada, em que a atitude de Irene Adler era esperada, mas não era o que pensamos. É tradicional e inovador ao mesmo tempo.

Um dos meus episódios favoritos com certeza é o "The Reichenbach Fall", no qual o "problema final" entre Sherlock Holmes e seu arquinimigo Jim Moriarty (Andrew Scott). O Moriarty da série não é um professor, é somente o "super criminoso" a quem os criminosos menores recorrem (esse é o típico personagem que nós não sabemos o motivo exato, mas gostamos). No conto original, as cataratas de Reichenbach é onde Sherlock e Moriarty lutam e caem, mas na série, é um outro contexto que eu não vou falar, porque se não vou acabar dando spoiler.

É uma série que vale muito a pena assistir, ela prende a sua atenção e te deixa parecendo um bobo por não enxergar o mundo como Sherlock observa haha!

2 comentários:

  1. \o/ Tô adorando assistir Sherlock tbm na BBC! Ontem passou o último capítulo da 1ª temporada! Mas eu tenho o resto baixado aqui no pc hehe.
    Estou assistindo com meu irmão e estamos adorando!
    Parece que vai ter a 3º temporada! \o/

    É uma série bem bacana e gostaria de ler esses contos. Vc baixou pela internet?^^
    Muito legal seu cantinho, viu moça!
    Bjss

    www.umtoquepravoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série é viciante né? Você termina e tem aquele momento de depressão porque você sabe que vai demorar para sair a nova temporada hahaha!
      Então, eu tô lendo em livro mesmo, não gosto muito de ler coisas pelo computador, mas deve ter sim por aí!

      Excluir