22 de agosto de 2012

Belo Horizonte (1/2)

Estive uns dias sumida da internet mas com um bom motivo, fiz uma viagem didática com a faculdade! Adoro essas viagens, é uma oportunidade ótima para aprender e viver as coisas na prática. A sensação de andar em uma cidade e não somente ficar lendo sobre ela é outra. Esse ano nós passamos por Belo Horizonte, Brumadinho, Ouro Preto e uma rápida passada em Mariana. Como eu tirei muitas fotos, decidi que vou dividir os posts por cidade, e mesmo assim acho que vou ter que dividir os posts de cada cidade em duas partes também, selecionei tanto as fotos e ainda assim restou um monte! 
Vou começar pela ordem cronológica mesmo, primeiro Belo Horizonte, depois Brumadinho, Ouro Preto e Mariana.

Chegamos na Praça da Liberdade que é cercada por edifícios históricos e contemporâneos.
Bem contrastante né? Mas achei bacana :)
Mais edifícios contrastantes.
O prédio "com furinhos" é a Rainha da Sucata, e o do lado eu não sei o nome, mas de noite ele mostra a hora de um jeito bem diferente! Lá em baixo vai ter fotos :)
Espelho d'água.
É uma praça super bonita e agradável!

Não posso ver flores que já saio fotografando :P



Também não posso ver animais que já vou tirando foto. Esse passarinho tinha uma cor tão bonita, na sombra parecia preto, mas na luz ficava um azulado lindo.

O coreto da praça. Confesso que achei a cobertura esquisitinha.


Lembram da Rainha da Sucata? Aqui é "dentro dela (na verdade ela é toda aberta). É nela que um arquiteto fotógrafo deu umas rápidas explicações sobre fotografia voltada para arquitetura para o workshop que fizemos. O objetivo era fotografar edifícios com as técnicas ensinadas e corrigir distorções causadas pela perspectiva.


Aqui já são fotos que tirei no workshop do arquiteto (mas nenhumas estão editadas para corrigir as distorções). Ele levou a gente por um passeio na cidade para tirarmos fotos e sabermos mais sobre.



Ainda não me decidi se acho esse prédio feio ou bonito :P

Vendo os carros nesta foto eu me lembrei de uma coisa que me chamou muito a atenção em BH, apesar de ser uma cidade planejada: o trânsito é caótico, pior que o de São Paulo. Os cruzamentos no centro da cidade não são cruzamentos de 4 ruas, mas sim de 5, 6! É muito carro, muita gente e para piorar o farol para pedestres fica aberto por pouquíssimo tempo. Nunca mais reclamo de SP!


Gosto de como os prédios espelhados refletem o céu e se "misturam" nele. Mas segundo meus professores de Conforto Ambiental, esses prédios só refletem a luz e o calor do sol para os outros edifícios.

Visitamos a Escola de Arquitetura, Urbanismo e Design da UFMG. Não sei se é porque estão de greve, mas achei o prédio super mal cuidado e feio por dentro.



Aqui é a entrada, bem cuidadinha e bonita, mas dentro mesmo, era feio.

Já era hora de voltar para o ônibus e ir para o albergue, passamos na praça novamente, já anoitecendo.


Lembram daquele prédio que eu disse que marcava as horas de um jeito diferente? Agora ele já está funcionando! Ele mostra as horas e propagandas.

Aqui é ele mostrando as horas com fotos! (são 6 horários diferentes, ok? Tá meio ruim de ver por conta da montagem que fiz, mas são 7 fotos diferentes, 6 mostrando as horas e a última mostrando o site!). As duas primeiras são as horas, as duas do meio são os minutos e as duas últimas são os segundos. Demorei para entender que número cada imagem representava! E em baixo tem o site para enviar números! Quem sabe se a criatividade não bater eu não envie alguns? :)

Também tinha esse monumento (?) mostrando quantos dias faltava para a Copa.

E para finalizar o post, a vista que eu tinha do meu quarto.

E assim se encerra o primeiro dia da viagem didática. O dia seguinte também é em BH, fomos ver a parte mais turística da cidade. Até o próximo post!

2 comentários:

  1. Que legal tua viagem didática, gostei mesmo. Bom que vocês aprendem na prática mesmo. BH eu foi uma vez só e eu era pequena, não lembro de muita coisa não pra ser sincera.
    Aguardo os próximos posts.. sou doida pra conhecer Ouro Preto :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também era louca para conhecer Ouro Preto, pena que ficamos só um dia, foi uma correria e não deu para ver muita coisa.
      BH eu achei bem parecido com SP tirando o trânsito louco hahahaha! Mas gostei de conhecer também, é enraçado ver apesar das cidades serem tão iguais são tão diferentes, as pessoas também.

      Excluir