11 de agosto de 2012

Em busca do ruivo perfeito: cuidados!

Este post é uma pausa nas minhas loucuras capilares aqui no blog assim como todos deveriam fazer com seus cabelos. Resolvi dar alguns alertas baseado no que aprendi lendo por aí porque fiquei de consciência pesada após postar minhas loucuras, vai que alguém quer fazer igual né?

Como disse no post anterior,  não aconselho ninguém a fazer o que eu fiz/faço, a menos que já tenha pesquisado muito sobre o assunto e não vá se arrepender caso seu cabelo estrague. Porque gente, se não cuidar, quebra tudo e você fica com um toco de cabelo, sério.

Começando pela descoloração. Eu usei um pó descolorante para cabelos quimicamente tratados já que eu já havia pintado o cabelo (daquela cor horrível do primeiro post) e usado do Dekap Color. Mesmo meu cabelo sendo saudável, grosso e resistente, nunca é bom abusar. Junto com o pó descolorante eu usei uma oxigenada vol. 30, já que tinha que abrir bastante o tom do meu cabelo para aplicar as novas tinturas, e eu nem cheguei perto da vol. 40 porque ela agride muito mais.
Enquanto pesquisava sobre descoloração, vi vários relatos de meninas que tiveram que cortar o cabelo na altura do pescoço porque descoloriram com vol. 40 e com um pó de má qualidade com muita frequência, aí não tem cabelo que aguente mesmo. Cuidado gente, quebra e cai MESMO.

Aí entra a parte da coloração (agora falo especificamente para as tonalidades de ruivo). Se você vai tingir mesmo, com tintura com amônia, você tem que esperar pelo menos 2 meses/2 meses e meio (eu acabo retocando de mês em mês porque minha raíz cresce muito). Apesar das tinturas estarem muito avançadas e causando menos danos aos cabelos, ela ainda faz, já tonalizante pode ser de umas 2 em duas semanas dependendo da necessidade, já que não tem amônia e não agride tanto quanto a tintura. Também não é recomendado ficar usando várias tintas como eu faço, primeiro porque influencia na cor e segundo porque cada uma trabalha com certos componentes químicos, causando uma mistura que pode não ser saudável para o fio.

Todos que tem alguma química no cabelo, devem hidratar com frequência, sem falar nos cuidados profissionais do salão (eu nunca fiz e provavelmente não vou fazer, mas como eu disse no post inteiro, eu não sou um bom exemplo a ser seguido). Já reparou como os fios afinam quando você tinge? Pois é, as descolorações e tinturas abrem as escamas do fio e os nutrientes e blá blá blá do cabelo saem. Eu hidrato uma vez por semana (quando não estou na correria louca da faculdade), e é a única coisa que sigo "à risca", já que tenho consciência de que faço muita caca no meu cabelo, e que se eu não cuidar, vai começar a quebrar tudo.

Por fim tem todos os outros cuidados de não fazer escova e chapinha com frequência, evitar pentear o cabelo enquanto ele está úmido porque ele fica mais frágil, etc, etc.

Então resumindo: a não ser que você esteja bem ciente dos riscos, não tente. Vale bem mais a pena pagar um bom profissional (um recomendado e que entenda a cor que você quer) e pesquisar sobre marcas e tons em blogs e sites alheios do que acabar com um corte joãozinho forçado porque seu cabelo caiu.

[parte 1] - [parte 2] - [parte 3] - [parte 4] - [parte 5] - [cuidados] - [parte 6] - [final]

4 comentários:

  1. Bem eu tbm estou nessa busca por um ruivo ideal. Apesar de não ter descolorido e nem feito sozinha eu consegui chegar em uma cor parecida com a sua, mas ainda não é o que eu quero. Minha próxima vítima é a tintura da keune, minha cabelereira já está até acostumada com isso, 3˚ tinta que vamos usar! hahha!
    Só que entre uma pintura e outra eu deixo um espaço de 3 meses pra não agredir muito o cabelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo fala muito bem da keune, a cor é mesmo muito bonita! (pelo que eu vi nos cabelos alheios)

      É então, é bom mesmo deixar esse espaço, eu que sou doida e meu cabelo que cresce muito rápido rs (em 3 meses minha raiz fica com uns 2 dedos e meio já) :/

      Excluir
  2. É muito ruim descolori, agride demais o cabelo. O meu eu esperei ficar da cor natural pra poder pintar... mas as minhas pontas ainda tem um pouco de cabelo da época que eu descoloria... então as pontas são beeeeeem mais fracas e judiadas do que o resto do cabelo..
    Tem que pesquisar bastante e se não souber fazer em casa é melhor procurar um profissional mesmo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, nem é a tinta que agride tanto, é o pó descolorante! O bom seria eu ter esperado também, mas como eu já tinha esperado ficar natural e os cabeleireiros erraram na cor, resolvi fazer minhas cacas capilares hahaha! :P
      Com certeza, antes pagar pela mão de obra de um bom profissional do que estragar o cabelo todo!

      Excluir