21 de setembro de 2012

Dicas para desenho em grafite


Resolvi fazer esse post para encorajar as pessoas a tentarem desenhar e quem sabe ajudar as pessoas que já sabem um pouco. Eu não sou nenhuma profissional e tenho muito a melhorar ainda, mas vamos lá!

1. Desenhe de mãos limpas e com uma flanelinha/pedaço de papel. A oleosidade e suor da mão ajudam o grafite do papel grudar em você e manchar o desenho. Por isso eu acho importante ficar sempre com uma flanela ou papel embaixo da sua mão, mas lembre-se, não arraste, e sim levante e ponha no novo lugar a ser trabalhado, afinal arrastar vai manchar o desenho do mesmo jeito.

2. Cuidado ao sombrear com o dedo. Muita gente gosta, mas cuidado com a oleosidade e o suor, o grafite mistura neles e vira uma coisa pegajosa que fica difícil de sair depois.

3. Caso você esteja começando a ficar de saco cheio e sem paciência ou ansioso para terminar logo, pare, dê uma respirada e depois continue. Não adianta nada fazer só por que quer terminar logo, o resultado sai muito inferior ao que deveria.

4. Não desanime porque o rascunho não sai de jeito nenhum. Pare um pouco, depois volte para o desenho. De tanto olhar a imagem de referência e o seu desenho, você começa a não perceber certos erros.

5. Não é porque alguém faz assim ou assado, que você tem que fazer igual. Mesmo estas dicas, se você consegue desenhar melhor sem elas, sinta-se à vontade! Cada um tem um jeito de fazer as coisas, com o desenho não seria diferente.

6. Nunca ache que você é bom demais para aprender e melhorar, se não você não evolui. Tem sempre algo a ser melhorado e aprendido.

7. Nunca ache que você não vai conseguir ser tão bom quanto alguém, afinal esse alguém já passou pela fase em que você se encontra, ninguém nasce sabendo desenhar perfeitamente!

8. Invista em bons grafites e lapiseiras, são ótimas para detalhes pequenos como olhos!

9. Procure tutoriais pela internet! Eles me ajudaram muito, e tenho certeza que ajudará vocês. Tem uns ótimos no DeviantArt

10. Nunca faça o rascunho com traços fortes, isso "machuca" o papel, e depois quando você for sombrear, mas marcas irão aparecer.

11. Treine seu traço, não faça traços "peludos". Só dá mais trabalho porque você vai ter que ficar apagando os "pêlos" e não fica tão preciso.

12. Por mais que um desenho tenha ficado feio, não jogue fora. Depois é legal ver a sua evolução.

13. Não copie os contornos do desenho colocando uma folha por cima da imagem de referência. Isso não vai te ajudar em nada nem evoluir o seu traço.

Por enquanto eu acho que é isso! Quando eu aprender e pegar novas manhas eu compartilho novas dicas com vocês. Bons rabiscos!

4 comentários:

  1. eu sou do tipo "ansiosa q quero ver td pronto logo" haha vou seguir sua dica e tentar parar e respirar.. XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas eu também sou, por isso inclui essa dica aí hahaha! Meu Iron Man é prova disso, tem uma parte que tá toda esculhambada porque queria acabar logo, me arrependi :(

      Excluir
  2. Eu tenho uns desenhos que eu fiz aki,mais nunca acho que meus desenhos são melhores que os dos outros
    se quiser ver meus desenhos add ai msn ou face lucas13adp@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, mas se você achar que o seu não é melhor que o dos outros você nunca vai conseguir melhorar de verdade :)
      Claro que vai ter gente que vai desenhar melhor que você, e em diversos estilos, mas o que você tem que pensar é "uau, quero ser que nem esse cara/moça!" e não "o dele é melhor" e desanimar.
      Continua treinando aí que você consegue! Só desenha bem quem pratica.

      Excluir