10 de setembro de 2012

Meia-noite em todo o lugar

Adoro visitar cidades históricas e imaginar como era o cotidiano das pessoas que viviam naquele mesmo lugar, mas em uma outra época. Em Ouro Preto por exemplo, eu podia ver claramente as carroças passando pelas ruas estreitas e as mulheres em vestidos desviando das jorradas de água vindas das poças. Pessoas olhando pelas janelas e bancadas, jogando conversa fora, ali mesmo, na frente de casa.

Muita gente não gostou do filme Midnight in Paris (Meia-noite em Paris) porque acharam "viajado" demais, mas eu achei que ele é a tradução perfeita para o que eu sinto. Eu encarei as noites loucas de volta no tempo exatamente como o que descrevi acima, você anda pela cidade ainda com os edifícios da época e sua criatividade corre solta. É como se você estivesse ali, mas em outro tempo. Mesmo em cidades que "não tem tanta história" como as brasileiras, quando comparadas com as européias, você pode fazer essa viagem; mesmo em cidades em que há a mescla do contemporâneo e do antigo. A Casa das Rosas na Avenida Paulista em São Paulo é um bom exemplo disso, uma casinha no meio de todos aqueles prédios e antenas.

Para mim, sempre é meia-noite, em todo o lugar.

5 comentários:

  1. Meia noite em Paris pode significar tudo ou nada. Eu gostei mto do filme, e achei q as piadas eram boas pra quem entendia um pouco de arte.. e principalmente pq a gente sempre acha q os tempos passados costumavam ser melhores q o presente! Essa é uma coisa engraçada.. e tbm gosto de imaginar como era algum lugar antigamente, como as pessoas viviam.. e já é dificil imaginar uma vida sem internet!! xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Vai muito de quem assiste.
      Hmm, sobre o passado ser melhor eu sou suspeita, adoro o presente e as tecnologias que tem nele HAHAHA! Mas claro que não dá para não se encantar com o passado, imaginar tudo acontecendo ali rs

      Pois é, sem internet não dá xD

      Excluir
  2. Eu também me sinto assim, quando visito um lugar sempre imagino como tudo foi antes, as pessoas, a rotina.. tudo! A gente se teletransporta pra uma outra época.. Acho muito legal ;)

    Ah, que legal que você vai conhecer Curitiba ano que vem, tenho certeza que você vai gostar. A Melina é uma fofa mesmo, não só pela internet.

    Beijos
    ;**

    ResponderExcluir