6 de novembro de 2012

Elementary


Pois é, estou mesmo viciada em Sherlock Holmes, ando doida querendo todos os contos e romances, vendo repetidas vezes os episódios da série britânica Sherlock... até que um dia, quando estava assistindo o Universal Channel me deparei com o comercial de nova série sobre o famoso consultor criminal, o Elementary. Ok, Sherlock Holmes em New York. Ok, esse Sherlock lembra um pouco o Moriarty da série britânica. Ok, Watson é uma mulher, e asiática. WHAAAT? Eu realmente não sei porque eles decidiram mudar o gênero do John Watson, mas como eu sou boa em lidar com releituras e suas adaptações/mudanças, logo me recompus e esperei ter um tempinho para assisitir a série.
Basicamente, Sherlock Holmes (Jonny Lee Miller) vive nos tempos atuais e é um ex-viciado em drogas que foi mandado para NY pelo seu pai para que ele se reabilitasse, e juntamente com a mudança seu pai garantiu uma companheira especializada no assunto, Joan Watson (Lucy Liu). Como o dever de uma companheira é ficar ao lado do cliente sem que se afastem por mais de 2 horas, Joan acaba se envolvendo nas investigações de Sherlock, e se interessando. Assim como o Watson original, Joan também é médica, porém não pratica mais a profissão (o motivo é explicado logo no primeiro episódio).

Claro que eu não poderia ficar sem falar sobre algumas comparações de Elementary com Sherlock. Para começar, o final da abertura de Elementary lembra muito a da série da BBC, ambos mostram a skyline de Nova Iorque e Londres respectivamente. Sobre os personagens, eu me apeguei muito mais ao do Benedict Cumberbatch, por ser um Sherlock bem mais sociopata e convencido haha! O de Jonny Lee Miller é um Sherlock mais... humano. Ele tem orgulho de sua inteligência, esnoba algumas pessoas, mas ele é bem mais sentimental. Bom, nem sei o que falar de John e Joan Watson, é como eu disse ali em cima, eu não sei porque eles enfiaram a Lucy Liu haha! Mas eu não achei que essa mudança interferiu na qualidade do seriado, os episódios tem casos interessantes e que prendem a sua atenção. Em Sherlock da BBC, os episódios são releituras dos contos e romances dos livros de Arthur Conan Doyle (tanto é que os títulos sempre fazem alusão ao dos livros), já nesse, são casos mais "soltos".

Ainda espero ver o professor Moriarty e a Irene Addler (esta eu acho que tem a ver com o caso de drogas dele em Londres, pelo que a Watson disse no primeiro episódio), e espero ver o que eles estão tramando com "uma" Watson haha!

Resumindo, vale a pena assistir sim, mas para mim a série britânica continua sendo a minha preferida. A série acabou de começar, tem apenas 5 episódios por enquanto.

3 comentários:

  1. Acho a Lucy Liu tão linda!!!
    Eu tô louca pra ver esse seriado do Sherlock tem um tempo, galera fala super bem.. e agora fiquei com vontade de ver esse mais o outro do último post..
    CADÊ TEMPO PRA FAZER TUDO ISSO? Fora as outras tantas que eu já acompanho
    mas seriados é tudo de bom, né?

    Boas indicações.
    :)

    ResponderExcluir
  2. Elementary é muito bom! Vou começar a assistir já! Onde vc baixa? Recomenda algum site?
    www.analogicbea.blogspot.com

    ResponderExcluir