19 de dezembro de 2012

Em busca do ruivo perfeito: final


Pois é gente, deixei de ser ruiva, assim como eu já tinha planejado desde que comecei com a ruivice. Na verdade já deixei de ser ruiva faz 1 mês, mas só agora tirei fotos.
Resolvi fazer esse último post para finalizar a seção aqui no blog e dar uma geral sobre o que aprendi durante esse ano sobre o assunto.

Para começar: quem quiser ficar ruiva, tem que pesquisar tonalidades de ruivo, que marcas são boas, numeração, como cuidar, procurar um bom profissional, e acima de tudo, muita paciência. Paciência porque ruivo não é um tom fácil de obter, ainda mais se você fizer que nem eu e fazer tudo em casa. A razão de eu ter decidido fazer tudo eu mesma foi porque eu fui numa cabeleireira que costumava ir e ela errou o tom horrivelmente, e quando fui em um salão renomado para tentar novamente, voltei com um tom de vermelho-cereja horrendo (para maiores detalhes, ver a parte 1 da saga). Ou seja, eu acabei só chegando num tom mais próximo do natural e do que eu queria praticamente no fim do ano. Portanto é como eu disse na parte sobre cuidados: é MUITO melhor você pesquisar as tinturas e procurar um profissional. Repetindo, eu só fiz em casa porque meu cabelo é resistente à química e porque sou doida haha! Com um bom cabeleireiro especializado, você obtém a cor que deseja mais rapidamente e com menos danos.

Outra coisa importante: hidratação. O meu cabelo é resistente, mas não é ninja. Nenhum cabelo é. Se você quiser seu cabelo tingido, alisado, etc, você tem que hidratar com a frequência e fazer os tratamentos profissionais ideais para o seu caso num salão. Tá certo que só faço as hidratações caseiras mesmo, nunca fiz nada num salão, mas como disse antes, não tenho muito amor pelo meu cabelo hahahaha! Recomendo o creme hidratante de chocolate da Niele Gold (não fede a chocolate!) e o Reconstrução Capilar da Novex. Mas lembre-se que o que funciona para mim, pode não funcionar para você.

Falando dos retoques: sim, para manter a cor viva e bonita, pelo menos tintura de 1 em 1 mês e tonalizante/banho de brilho no meio. Não é o recomendado, mas foi o que deu certo para mim. Para você pode ser mais ou menos, cada caso é um caso, mas tons de ruivo necessitam de retoques mais frequentes por que o elemento/molécula/não-sei-o-que da tintura é pequena, e portanto escapa fácil do fio.

Agora falando de como é deixar de ser ruiva: eu tinha só um restinho de DekapColor que nem deu para 1 aplicação direito, e como estava sem dinheiro para comprar mais e era desperdício comprar um novo DekapColor só para mais outra aplicação, acabei passando o tonalizante castanho só 1 aplicação porca. Lembra que eu disse ali em cima que a molécula que dá cor ao tom ruivo é pequena e portanto sai fácil do fio? Verdade, porém é verdade também que por ser pequena, quando encaixa bem no fio, dificilmente sai, por isso que é tão difícil de tirar ruivo do cabelo e eu comprovei. Quando tirei o DekapColor do cabelo eu vi que ainda tinha reflexos acobreados, e o resultado foi o das fotos abaixo (foi depois de 1 mês que eu tonalizei com o castanho, então já está desbotado):


Meu cabelo estava meio ruim no dia hahaha!

No sol dá para ver bem os reflexos.
Enfim, foi ótimo ser ruiva por 1 ano inteiro, sempre quis ter os cabelos de fogo e fico muito feliz de ter tido finalmente coragem de fazê-lo. Mas desde o começo me impus esse prazo porque sabia que não seria fácil manter a cor e que exigiria muito dinheiro e dedicação.
Acho que para fechar o post só posso dizer que, se vocês querem uma cor de cabelo, qualquer ela que seja, pinte, ainda mais se você ainda é jovem e não trabalha. Infelizmente o mundo está cheio de pessoas maldosas e preconceituosas, mas é só ignorá-las.
Tomara que tenham gostado das dicas e que eu tenha ajudado as pessoas a terem uma idéia das tonalidades das marcas que usei durante a seção.

[parte 1] - [parte 2] - [parte 3] - [parte 4] - [parte 5] - [cuidados] - [parte 6] - [final]

6 comentários:

  1. Ficou bonito o cabelo castanho com acobreado!
    Eu gostei haha XD

    E acho q vc conseguiu chegar num ótimo to de ruivo... =3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei que ficou meio esquisito as duas cores juntas hahaha! Tomara que fique melhor quando passar tintura!

      Obrigada! Nos últimos meses meu cabelo estava com uma cor bem legal mesmo! *-*

      Excluir
  2. Ah, que pena que tu não é mais ruiva, mas fica bem em ti tons de castanho também.

    O meu nos primeiros 3 meses (eu acho) desbotava bem rápido, mas depois a cor fixou muito bem e começou a ter uma durabilidade maior, pra mim foi bem fácil chegar no tom, meu cabelo tava uns 80% natural e cabelo da cor natural pega melhor as colorações.
    Tô indo pro meu terceiro ano ruiva, o triste é que meu cabelo tá caindo muito e olha que eu nem pinto sempre :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é virar ruiva com cabelo com coloração não é fácil! ah cara que pena que seu cabelo ta caindo! O meu também passou a cair mais com as colorações, mas como tenho bastante cabelo acabei deixando para lá (vai vendo). Mas não desiste do ruivo não, você É ruiva! Hahaha!

      Excluir
  3. Eu sempre quis ser ruiva, e ficava de olho nessa categoria de posts seus. Mas dá muito trabalho, e eu sou tão preguiçosa que desisti só de pensar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá para dizer que não dá trabalho, mas ele pode ser reduzido indo num salão rs
      Se você tem vontade deveria pintar <3

      Excluir