22 de dezembro de 2012

Revitalização da orla de Bertioga

Já faz algum tempo que venho para Bertioga com certa frequência, e é muito legal ver a cidade sendo valorizada e ficando mais bonita. Ano passado começaram a botar em prática o projeto de revitalização da orla por Ruy Ohtake, antes só havia uma ciclovia mal sinalizada, uma calçada perto da via e outra beirando à praia, mas agora tudo está bem organizado e bonito. Como Bertioga é uma cidade litorânea em que as casas não tem um caráter histórico forte (na verdade já tem muitos prédios por aqui), a implantação do projeto foi mais que bem vinda. Ah, e não atrapalhou em nada no Forte São João! Ele continua lá, forte e imponente :)
As fotos não ficaram muito bacanas porque fotografei com pressa e tinha acabado de chover (muito).

Ele trabalhou com muita curva no desenho dos pisos e mobiliário, achei bonitinho!


Em todo o percurso tem dessas esculturas que trabalham com o conceito de figura-fundo bem coloridas.


Uma coisa que eu acho bem legal que tenha nas praias: ducha! Funciona como aquelas torneiras que você aperta e ela vai soltando água enquanto o registro vai voltando à posição original.


Aqui tem mesas e mesas de xadrez! Só falta as peças!



Playground para as crianças (mas até agora não vi muitas brincando neles).


Gostei demais dessa baleia, ela esguicha água por furinhos no chão, como na Praça da Estação em Belo Horizonte


Achei as lixeiras meio esquisitinhas, mas combinou com o resto do mobiliário.


Essa construção em vermelho é o novo posto dos bombeiros! Achei a idéia bem legal, lá de cima dá para ter uma boa visão da praia. 


E é claro que tinha que ter essas academias ao ar livre, elas estão sendo muito usadas por aí. 


Essa foi uma das primeiras estruturas a serem construídas, no começo eu não entendi o porque desse formato, só depois eu me toquei de que era um peixinho pela metade! Sabe aqueles peixinhos de desenhos bem infantis? Fizeram banheiros na parte posterior e eu ainda não sei o que é a parte que fica no "corpo" do peixe, mas acho que serão lanchonetes.


Essas estruturas e os mobiliários se repetem ao longo da orla, achei que ficou bem legal. Também tem uma pista de skate que acabei nem vendo e eu gostei muito do desenho dos novos postes de iluminação pública. A única coisa que eu achei meio ruim foi a largura da ciclovia, achei que poderia ter sido mais largo, ainda mais porque lá eles alugam aquelas bicicletas de duas pessoas uma do lado da outra que acaba ocupando mais da metade. Ah, e também tem as pessoas que teimam em andar nos lugares errados, pedestres na ciclovia e bicicletas nas passagens de pedestres, coisa que só educação pode solucionar mesmo.
Eles estão reformando outros lugares importantes da cidade, achei que está ficando tudo bem cuidadinho, inclusive na parte que eles geralmente enfeitam no Natal está sem enfeite porque eles estão para reformar aquela área.

Para quem só conhecia Bertioga antes dessa mudança vale a pena conferir, e quem não conhecia, venha conhecer, é bem gostoso!

4 comentários:

  1. ficou lindo mesmo. nunca fui a bertioga, mas pretendo ir em breve.

    ResponderExcluir
  2. Eu moro em Bertioga e amei a revitalização da orla ficou mtoo legal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal saber que você que mora lá também curtiu! Às vezes as cidades litorâneas se preocupam demais em agradar os turistas e esquecem de quem de fato mora lá, e eu não sabia ao certo se essa revitalização atendia as necessidades dos moradores.

      Excluir