6 de agosto de 2013

Um dia de Pinacoteca e Mercadão


Finalmente um post não relacionado a desenho! Haha! :)
Hoje foi a terceira vez na vida em que fui na Pinacoteca de São Paulo. Pois é, sou daquelas paulistanas que não aproveitam o que tem de bom na cidade, talvez por causa daquela desculpa de "ah, eu moro aqui, não preciso ir hoje, tenho muito tempo para isso". Mas enfim, hoje tive de voltar por causa de um trabalho de faculdade, precisava tirar algumas fotos que já havia tirado, mas que perdi na formatação do meu computador. Por causa disso, eu aproveitei e arrastei o namorado para ir comigo, e depois ao Mercado Municipal (Mercadão) comer pastel.

Confesso que apesar de fazer faculdade de Arquitetura e tudo mais, não tenho muita paciência para galerias de arte. Só passo o olho, e quando vejo alguma obra interessante, até gasto uns minutinhos observando os detalhes e lendo sobre, mas só. Gosto de pinturas, esculturas e afins, mas não fico horas olhando a mesma coisa não. Mas a Pinacoteca é legal porque o prédio em si é bem interessante.

A Pinacoteca já teve 6 endereços se eu não me engano, e atualmente está no antigo prédio da Escola Liceu de Artes e Ofícios, em que inicialmente dividia o espaço. Posteriormente, no final da década de 1990, o arquiteto Paulo Mendes da Rocha reformou o lugar e atualmente ele tem essa cara. Eu particularmente gostei das intervenções do metal, especialmente as rampas, mas confesso que torço um pouco o nariz para o que ele fez na entrada principal, acho que gostaria mais se a entrada permanecesse lá, e não deslocada para a lateral.



Tinha essas bolhas doidas desta vez :)


 

 




 
 
 





 

Me apaixonei por essa estante com diversos pigmentos! *-*

Do lado da Pinacoteca tem o Parque da Luz, não passei por ele hoje, mas da vez em que fui tirar as fotos pro trabalho da primeira vez, dei uma passeadinha. O lugar é super gostoso e bonito! Ai Larissa, tem que conhecer mais da sua cidade, né? Olha o que você tá perdendo!
Infelizmente não tenho fotos, só as que deu para tirar da Pinacoteca mesmo.

Vista para o Parque da Luz :)

 
Vista da Estação da Luz.

Adoro esse prédio com essa pintura, não tem como não olhar para ele quando se passa pela avenida Tiradentes!

Depois disso, fomos ao Mercado Municipal comer nosso pastel, mas nos perdemos um pouco porque... bem, era eu quem estava guiando, não podia dar em outra coisa, haha! Eu sabia ir a partir da estação São Bento, mas saí pela saída errada do metrô e me desorientei toda, mas nada que uma perguntada não resolva. Apesar da proximidade da estação com o Mercadão, eu acho super ruim ir até lá. Tem que passar por ruas lotadas (25 de março), e o entorno está super mal preservado.

É a minha terceira vez lá também, acho tão bonito as frutas e os produtos arrumadinhos para  venda! Só não gosto de ver as carcaças nos açougues, sério, me dá agonia, acho que se eu frequentasse mais o lugar eu ia virar vegetariana. Eu sei que as peças separadas de carne também são bichinhos mortos (duh), mas ver a carcaça inteira assim... ai ai :(

Acabei não tirando muitas fotos, mas fica duas aí para representar o local :)


O pastel que eu comi foi o do Hocca Bar porque a gente deu uma "googlada" na hora e vimos que o desse lugar era bem recomendado. Não comemos o famoso pastel de bacalhau porque a gente não gosta de bacalhau, então não posso opinar sobre ele, mas os que a gente pediu estavam muito bons mesmo! Pedimos o Nordestino e o Caiçara, carne seca e siri, respectivamente, vem com bastante recheio. Só o preço que é salgado né, mas é pastel do Mercadão, em toda a barraquinha é caro. Mas de vez em quando é bom, né?


Estava com saudades dos posts com fotos, ainda mais quando é para registrar dias bacanas como o de hoje. Espero que vocês tenham aproveitado também! :)

6 comentários:

  1. Que passeio mais amor! haha. Também sou paulistana preguiçosa, só fui na Pinacoteca uma vez e aproveitei muito mal o Parque da Luz Dias e Flores
    Fan page Dias e Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, esse é um mal de muitos paulistanos hahaha!

      Excluir
  2. Ah que lugar legal cara, muitas fotos lindas, e esse pastel parecia que tava muito bom! hauhua
    Queria muito morar em São Paulo também pra conhecer esses lugares! ( mas acho que se eu morasse ia fazer o mesmo que você "ah eu moro aqui, ñ preciso ir hj" hauah) E essas bolas doidas? HAUHIAS gostei disso!
    Post cheio de fotos lindas, adorei!
    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda vez que olho para essa foto do pastel eu quero voltar para lá e comer outro hahahaha!
      Pois é, essas bolas eram divertidas, mas não achei nenhuma explicação por lá sobre o que elas eram rs

      Excluir
  3. Tb sou dessas rsrsrsrs Nasci em São paulo e não conheço a Pinacoteca.....(vergonha de mim)!! Bjos!

    http://diariodabrunet.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, dá aquela preguiça do "vou depois" rs!

      Excluir