13 de outubro de 2014

My new baby: Instax mini 8 (Fujifilm)


Acho que todo mundo tem ou pelo menos já teve vontade de ter uma câmera instantânea. Quando era criança e via desenhos animados, sempre tinha algum personagem que dava uma de detetive e tirava fotos nesse tipo de câmera, e eu ficava super curiosa a respeito e claro, ficava com vontade de ter uma hahaha! Sim, a minha vontade veio de desenhos animados. Mas o que importa é que finalmente pude riscar mais um item da minha wishlist, porque agora sou proprietária de uma Instax Mini 8 azul, da Fujifilm!



A câmera vem nessa caixinha toda menininha, junto com o strap, duas baterias AA e o manual. Fiquei em dúvida se comprava a branca ou a azul, mas como a câmera já é toda cute, resolvi assumir meu lado menina meiga e comprar a azul pastel logo de uma vez haha! (azul é a minha cor preferida) As câmeras vem nas cores branca, preto, azul, rosa e amarelo. 
Comprei a minha no site da FNAC, e essa compra deu certo, maaaaas, pedi os filmes em outra compra (porque quando fui comprar a câmera, já não havia  mais filmes no estoque e por isso comprei depois, num pedido separado), paguei o boleto assim que o gerei, mas no dia seguinte eles cancelaram meu pedido. Quando liguei lá para saber o que aconteceu, a moça que me atendeu disse que o cancelamento se deu por falta de produto no estoque, sendo que quando fiz a compra, nada constava, estava normal. Então basicamente eles anunciaram um produto, me fizeram pagar por ele sendo que eles não o tinham, e vão me retornar o dinheiro em 5 até 10 dias úteis (tempo que acho longo demaias para reparar um erro deles). Achei sacana da parte da FNAC online, mesmo porque esse tipo de ação fere os direitos do consumidor, mas enfim né... pensem bem antes de fazerem um pedido e tentem pagar as coisas no cartão de crédito, acho que assim tem menos chance de acontecer o que aconteceu comigo. Aliás, se vocês puderem comprar nos EUA melhor né, mais barato, e tem a opção de kit que já vem com os filmes.
O preço varia muito, aqui no Brasil vi desde 280 reais até 380, então pesquisem bem antes de comprar!
Mas voltando à câmera: a lente dela é de 60mm, e o foco abrange tudo o que estiver a partir de 60cm da lente, e daí para o infinito e além. Ou seja, não dá para tirar fotos macro nem fotos muito perto do assunto. Ela possui 5 modos de disparo de acordo com a luminosidade do local. Ela sugere que modo de disparo você deve usar, mas você pode ignorar e utilizar o que você achar melhor. Somente o hi-key que não é sugerido, você usa quando quiser (esse modo é para preencher sombras e deixar bem iluminado). O flash sempre dispara, coisa que eu achei que ia me irritar pois prefiro fotografia sem flash, mas os resultados que obtive até agora foram super satisfatórios.


Lente e os modos de disparo.

Indicador de filmes restantes.

Câmera ligada.

Luz sugerindo um modo de disparo.


O filme vem em caixinhas com dois pacotes de 10 poses, ou seja, no total vem 20 poses. Os filmes a serem utilizados devem ser o mini, compatíveis com a câmera. O ISO do filme é 800 e o tamanho é de um cartão de crédito. O filme é bem carinho, e pelo menos aqui no Brasil, o preço varia demais, então pesquisem bem antes de comprar!
Não precisa abanar a foto para ela se revelar mais rápido, na verdade o manual até diz para não fazer isso. Os filmes devem ser mantidos em local fresco, e assim que forem abertos, colocados na câmera.

Caixinha com filme, câmera, caixa da câmera, e fotos que tirei até agora.


Estou tirando fotos de diversos assuntos (objetos, pessoas, animais, paisagens) nos diversos modos da câmera e em diferentes horas do dia para ver o desempenho da câmera. Já posso dizer que não estou nem um pouco desapontada.



Essa foi a primeira foto que tirei :) Gostei bastante do resutado, as cores ficaram ótimas! A foto foi tirada em ambiente fechado, de dia, com a janela aberta.


A Lili anda escapando da mira da minha lente, mas a Pandy saiu super bem nessa foto. Deu reflexo nos olhos dela, mas aí é pedir demais para que essa câmera tenha um modo de disparo só para isso. 


Essa foto preta foi fruto da minha teimosia. Meu lado racional sabia que paisagens noturnas não eram pro bico dessa câmera, tanto é que ela dispara flash em todos os modos, para garantir que elas saiam com boa iluminação. Mas um pedaço troll do meu cérebro dizia "porque não, cobre o flash e quem sabe a luz da cidade não aparece aí". E como eu sou teimosa e aprendo quebrando a cara, esse foi o resultado HAHAHAHA!


Maaas, fotos de paisagem de dia saem :)


O egoshot grupal (ou selfie, como é chamado hoje em dia né hahaha) da esquerda foi tirado em um dia de muito sol, em ambiente externo; o da direita foi tirado em ambiente fechado, com luz artificial ligada e de noite.  No ambiente externo, a luz fica bem natural, nem parece que algum flash foi disparado.


Fotos de grupo de corpo inteiro também ficam boas, mas fica um pouco sem definição, meio desfocado. Ou talvez seja só eu.


E e egoshot fica bem legal também, o flash não chega a apagar sua cara. Apesar da distância não ser de 60cm, a foto ficou bem definida até (a roupa ficou mais focada que o meu rosto, por conta da proximidade).


O filme é assim na parte de trás.


Estou muuuuuuuito satisfeita com meu novo bebê! Essa câmera pode não permitir ajustes manuais e tudo mais, afinal, ela é para todos os públicos, mas estou super feliz com ela. Aliás, acho que nem seria bom começar com uma com muitos ajustes no meu caso, eu ia estragar muitas fotos antes de acertar, creio eu (até nessa eu já estraguei né hahaha!). Mas espero um dia poder comprar uma câmera instantânea com mais ajustes! :) Afinal, para quem já tira fotos no modo manual, não tem como não pensar "poxa, se ela permitisse mais ajustes, eu poderia fazer uma foto assim e assado".
Eu já dei algumas fotos para pessoas queridas, e ainda quero dar para outras que ainda não tive oportunidade ou não pude dar. É um ótimo jeito de guardar lembranças, dá para escrever recadinhos e é um meio de ter uma foto física, porque não sei vocês, mas eu sempre separo os arquivos digitais para revelar, mas nunca o faço.
Existem álbuns para os filmes mini da Fujifilm, assim como capinhas para a câmera e um acessório com um "espelho" que você acopla à lente para tirar as tais selfies (que nem o que já vem na Instax mini 25). Essa câmera está bem popular e os filmes fáceis de achar (mesmo que caros), e isso pesou na minha escolha de uma câmera instantânea.

Ainda farei um vídeo explicando melhor como a Instax mini 8 funciona, dando também algumas dicas para tirar fotos, que aprendi nesses meus cliques.

OBS: a foto de abertura do post é simbólica, digamos assim, a foto na verdade sai ao contrário (com a parte preta do filme para frente)



Para quem quiser me seguir nas minhas outras redes sociais:

Twitter . Instagram . Flickr . YouTube . DeviantArt . Skoob

Até a próxima!

10 comentários:

  1. Eu sempre tive vontade de ter uma dessas, e o mais legal é que a gente nunca sabe como a foto vai sair! hahah
    Ahh eu gostei muito do seu blog! Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a espera pelo resultado da foto sempre cria aquela espectativa legal!
      Obrigada, fico feliz em saber que gostou!

      Excluir
  2. Achei que eu nao ia gostar das fotos tb por causa do flash, e pra minha supresa senti como se viesse um homenzinho pequeno dentro arrumando a iluminacao no photoshop HUIAHUIAHAUIOHAUIAHUIAOHUIAOHAUIO <3 Eh linda demais essa camera, eu amo ela <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Eu ainda acho que a luz fica um pouco dura no modo de baixa luminosidade, mas se não fosse o flash, acho que a foto ia ficar escura. O que eu posso e vou tentar é cobrir o flash para ver se ele dá uma suavizada, tem um povo que fez isso e deu certo. Acho que só testando para saber hehe
      Ela é realmente muito linda :)

      Excluir
  3. Loooca pra comprar a minha, mas estou me reservando ao direito de ganhar de presente hehe Mas vi que vale a pena, eu gostei das suas fotos, pelo que você explicou é correto afirmar que não irei me arrepender se comprar, porque pelo andar da carruagem não vou ganhar de presente mesmo :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não me arrependi nem um pouco, acho que se você investir em uma, também não vai :)

      Excluir
  4. Que demais, Larissa. Eu adorei todas as fotos que você tirou com ela. Eu tinha uma polaroid, mas dei pro meu ex namorado.. e nossa, foi um fracasso, nenhuma das fotos ficava boa do jeito que a gente queria. E aí não sei até hoje se foi pq não soubemos usar ou se a maquina tava ruim mesmo haha
    Mas que legal, fiquei morrendo de vontade de ter uma assim, fora que amei a cor dela também. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incluindo a minha tentativa fail de foto noturna? HAUHUAhUAhUAHU
      Poxa, sério? Nossa, que coisa, acho que eu não ia descansar até saber qual das duas coisas é hahahaha!
      A cor é realmente muito bonita <3

      Excluir
  5. Eu também tentei tirar uma foto à noite, eu iria tirar da minha casa com os piscas piscas de natal, mas a foto saiu toooooda preta affff :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha! Pior que a gente sabe que não vai dar certo e ainda tem aquela pontinha de esperança que dê!

      Excluir