10 de outubro de 2014

Castelo Rá-Tim-Bum: a exposição


Finalmente (e bem em cima a hora), eu e mais alguns amigos resolvemos ir na exposição do Castelo Rá-Tim-Bum, que acontece até o dia 17 no MIS (Museu de Imagem e Som), neste domingo de eleição (06/10/2014). Depois que cumprimos nosso dever cívico, fomos para o MIS enfrentar uma fila que dobrava duas esquinas e quase chegou a dobrar a terceira. Confesso que quando cheguei lá achei que nós não iríamos mais conseguir, pois já tinha ouvido muita gente dizer que chegou lá e acabou não conseguindo ingresso de tão cheio, mas deu tudo certo e conseguimos!
Já na fila, tem staffs do museu dando adesivos com números e cores diferentes, para ter um controle de quando os ingressos irão acabar (cada cor é um horário de entrada na exposição). Pegamos o adesivo vermelho, correspondente à compra do ingresso das 18h, mas acabamos conseguindo ainda assim o das 16h. Mesmo assim, ficamos na fila por 1h30min, mas até que não foi tão ruim já que pensei que ia ficar por muuuuito mais tempo.

As primeiras coisas que você vê na exposição são uma maquete linda do castelo (foto de abertura do post e as finais) e a porta do castelo, com o porteiro, e são também as últimas, já que você sai por onde entrou. O passeio pela exposição já começa bem, já que você entra mesmo pela "porta" do castelo e tudo mais.


A primeira sala que você visita tem uma projeção do Nino te dando boas-vindas e tudo mais, e logo do lado o relógio. A próxima sala, é a biblioteca, onde tem o Gato Pintado, e vários livros lindos! E o cenário é muuuuito legal, o museu montou direitinho, além de uma viagem no tempo, é uma ótima oportunidade para aqueles que gostam de cenografia.




E teve várias cenas (na verdade eu acho que todas) da série, o esgoto, a sala principal, o lustre, a casa de barro dos passarinhos, etc, tudo recheado de plantas, croquis, conceitos, peças originais e réplicas, fantoches... valeu muito a pena ter levantado a bunda da cadeira e ter finalmente tido coragem de enfrentar a fila hehe! 




Curiosidade: a pessoa quem fez esse desenho técnico foi um dos professores que dá aula no curso de Arquitetura e Urbanismo da UNESP Bauru. Vai UNESP Bauru! Haha



Eu adorei ver os conceitos das roupas, as idéias anteriores, os croquis, as anotações.. sei que já está ficando repetitivo, mas foi realmente bem legal rs.



Essa parte do Ratinho foi uma das melhores, e essa sequência realmente me encantou, foi a que mais me trouxe de volta ao passado.



O conceito anterior da roupa da Caipora era bem legal também!



Chão do quarto do Nino.


E esse cenário foi o que mais me deixou de queixo caído. As sombras projetadas, a árvore, Celeste, o ninho, a escada, a parede que gira, tudo, tudo muito mágico! Os caras que fizeram parte da equipe de produção, cenografia, e todo o resto sabiam exatamente o que estavam fazendo!








Egoshot (aka selfie) com a Adelaide.


Fiquei apaixonada por este croqui :)


E de volta a porta e a maquete, nós nos despedidos da exposição. Foi muito legal, valeu cada minuto na fila e o ingresso. Se você não foi, dá um pulo lá que você provavelmente não vai se arrepender, tem coisas para encher os olhos de crianças e adultos. O ingresso custa R$10,00 a inteira e R$5,00 a meia-entrada.



Saudades dessa época com esse tipo de programa, saudades de X-Tudo, Mundo da Lua, Peter Rabbit, Rei Babar, As Aventuras de Tim Tim... não que todos os programas e desenhos de hoje em dia sejam de se jogar fora, mas cara, olha a produção desse programa, o cuidado com os detalhes, a qualidade do que é transmitido à criança... era outra coisa.



Para quem quiser me seguir nas minhas outras redes sociais:

Twitter . Instagram . Flickr . YouTube . DeviantArt . Skoob


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário