7 de outubro de 2015

Bolo de baunilha


Bolo de baunilha é aquele bolo que muda completamente quando você recheia ou coloca cobertura, e é por causa dessa versatilidade que eu acho que todo mundo deveria aprender a fazer. A receita leva ingredientes que geralmente sempre temos em casa, e como eu disse ali em cima, ele pode virar bolo de café-da-tarde, bolo de aniversário, bolo para as horas de gordices, etc. Até ele puro é gostoso :)

Por isso resolvi postar essa receita simples e fácil aqui no blog, pois se eu consigo fazer, você com certeza consegue também!

Ingredientes:


- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de açúcar refinado
- 4 ovos
- 1 xícara de leite integral
- 4 colheres de sopa de manteiga ou margarina
- 1 colher de sopa de essência de baunilha
- 1 colher de sopa rasa de fermento químico


Modo de preparo:

Numa tigela, coloque as 4 colheres de sopa de manteiga e o açúcar refinado, e bata numa batedeira até tudo ficar homogêneo.



Depois, separe as claras e as gemas dos 4 ovos. Adicione as 4 gemas na mistura de manteiga e açúcar e reserve as 4 claras.



Depois de tudo ficar bem misturado, vá adicionando o leite e a farinha alternadamente, começando pelo leite, até tudo ficar bem misturado.




Em seguida, adicione a essência de baunilha e o fermento e bata novamente.

 

Agora bata as claras separadas ateriormente, até elas virarem clara em neve e adicione à massa misturando delicadamente, para que assim o bolo incorpore o ar das claras em neve e fique bem fofinho. É importante colocar aos poucos, em 3 partes, para que assim fique beeem fofinho,





Unte uma assadeira com manteiga e farinha e adicione a massa. Dê uma leve chacoalhada e batidas na mesa para que a massa se distribuia de forma uniforme na forma.



Agora é só colocar no forno pré-aquecido em 180 graus e esperar 40-45 minutos, e pronto! Seu bolo está pronto!



Como eu disse lá em cima, a partir daqui você pode colocar uma cobertura de chantily, marshmallow, chocolate, doce de leite, ganache... tudo vai bem com esse bolo hehe! Eu comi ele assim, sem nada porque queria fazer algo rápido para matar a vontade de doce :)



É isso pessoal, até a próxima!



Para quem quiser me seguir nas minhas outras redes sociais:

Twitter . Instagram . Flickr . YouTube . DeviantArt . Skoob

Nenhum comentário:

Postar um comentário