28 de março de 2016

Cotman Sketchers' Pocket Box 12 cores


Eu sempre trabalhei com materiais baratinhos para aquarela, já que eu nunca pensei que conseguiria me aprimorar muito na técnica, mas como ultimamente tenho praticado e gostado da técnica, resolvi que seria uma boa idéia investir em materiais um pouco melhores.

As aquarelas que eu usava eram da Sakura e da Pentel (esse é do Japão, acredito que seja uma linha escolar) e elas davam muito bem para o gasto, nunca tive o que reclamar delas. Mas eu fui lendo blogs e vídeos no YouTube que falavam da diferença de se utilizar uma tinta mais para iniciantes e de usar uma marca mais profissional, e muitos deles falavam da Winsor&Newton.

Pelo que eu entendi, a Cotman é uma linha mais barata da Winsor&Newton, mas ainda assim são ótimas. A grande maioria das pessoas indicavam as aquarelas em pastilha, pela praticidade de carregar um estojo ao invés de várias bisnagas.

Eis que um dia fui à Casa do Artista porque eu queria repor meu estoque de papel para aquarela (desta vez eu iria comprar um realmente para aquarela, até então eu utilizava um papel de alta gramatura e só). Eu queria comprar só um bloco de papel para aquarela 300g/m² da linha universitária da Canson, mas daí eu vi o Montval (da Canson também, mas é de uma linha melhor) e não aguentei. Daí já que estava chutando o balde resolvi levar também um estojinho da Cotman.



Eu peguei o mais barato, que no caso foi esse de 12 cores. Ele vem nessa caixinha de papelão e dentro vem o estojo e um papel mostrando as cores disponíveis.



As pastilhas são em half-pan. Half-pan e pan referem-se ao tamanho das pastilhas, ou seja, tem o tamanho normal da pastilha e tem os que vem a metade, que é o caso desse estojo.
As cores que vem, da esquerda para direita e de cima para baixo, são: Lemon Yellow Hue, Cadmium Yellow Hue, Cadmium Red Hue, Alizarin Crimson Hue, Ultramarine, Cobalt Blue Hue, Sap Green, Viridian Hue, Burnt Umber, Yellow Ocre, Burnt Siena e Chinese White. Elas vem embaladinhas em plástico e com esse papel indicando as cores.
Além das pastilhas, o estojo tem esse pincel e o interior da tampa serve como godet.




As pastilhas saem e podem ser trocadas por outras cores em formato half-pan da marca. Me senti que nem criança abrindo desembalando doce quando tirava o plástico das pastilhas hahaha *-*
O potinho da pastilha tem o nome gravado na lateral, para você saber qual cor ela é.




Na hora de desembalar uma das pastilhas, ela caiu do potinho, que estava manchado no fundo. Toara que não tenha nenhum outro defeito além disso!




Eu só achei que vem muitos tons de amarelo nessa paleta, sinto que poderiam ter mais de outras cores, visto que os primeiros amarelos são bem parecidinhos. Senti falta de um preto aí no meio, já que eu uso bastante, mas estou vendo aí uma chance de me desapegar um pouco do preto e tentar novas combinações de cores hehe!




Eu fiz esse swatch nesse pedaço de papel (coisa que eu deveria fazer para as bisnagas também) para vocês conferirem as cores:



Também fiz uma comparação entre as tintas da Sakura, Pentel e da Cotman:


Eu adoraria ficar aqui falando da diferença entre as marcas mas... cara, vou confessar que eu sou péssima para isso hahahaha! Acho que eu realmente vou ver alguma diferença na prática, enquanto estiver pintando. Eu ainda estou me acostumanndo a trabalhar com aquarela em pastilha mas creio que eu esteja gostando. Quando eu tiver minhas opiniões formadas direitinho, eu venho aqui contar para vocês :)

O papel que eu usei para fazer os swatches e a comparação foi o Canson Linha Universitária para aquarela. Eu senti bastante diferença do papel que eu usava que era de alta gramatura mas não era especificado para aquarela.

É isso, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário