17 de julho de 2016

Teoria das Cores


E o vídeo e post de hoje é sobre Teoria das Cores! Eu abordei o tema de uma forma bem simples e sucinta, mas acho que vai ajudar um pouco! :)

No vídeo eu ensino a fazer o tal do círculo cromático, em que a gente usa as cores primárias (que são as cores puras, não dá para recriá-las com misturas) para formar as cores secundárias (que são formadas pela mistura de duas cores primárias) e as terciárias (mistura das cores primárias com as secundárias). 




Além disso, podemos adicionar branco e preto na cor para fazer luzes e sombras:


Também mostrei as combinações de cores que a academia ensina a gente. É um ótimo guia para escolher as cores do seu projeto! :)

As cores complementares são aquelas que estão diametralmente opostas no círculo cromático. Em palavras mais simples, a cor que está logo ali no oposto do círculo. São cores que dão contraste.


A combinação de cores em tríade é aquela em que as cores estão à 120° uma da outra. Simplificando, são as cores que tem um espaçamento de 3 casinhas entre si no círculo cromático.


As cores análogas são a combinação mais fácil de fazer porque é a cor e suas vizinhas. Cada uma tem um pouco da outra, então tudo fica bem harmonioso.


As cores complementares duplas são no mesmo esquema das cores complementares, mas são duas linhas, formando um "X", pulando uma casinha.


As cores complementares decompostas são as como as complementares, mas ao invés de pegar a cor exatamente oposta, pegamos as vizinhas, formando um "Y".


Para ver tudo mais detalhado e mais completo, vejam o vídeo (no final dou uma dica legal de site para montar paleta de cores):



E como prometido no vídeo, vou deixar aqui um template para vocês fazerem o seu próprio círculo cromático, estudo de luz e sombra na cor e misturas (basta clicar na imagem e salvar):



É isso pessoal, me contem se vocês fizeres o círculo cromático, vou adorar saber! :)
Até a próxima!

2 comentários:

  1. Eu amooo a teoria das cores, é extremamente útil pra estudantes de arte, design, arquitetura etc. Muito legal o post e o vídeo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito útil mesmo!
      Obrigada, fico feliz em saber que gostou! o/

      Excluir