1 de novembro de 2016

Descubra seus pontos fortes


O livro Descubra seus pontos fortes de Marcus Buckingham e Dionald O. Clifton é o tipo de livro que eu certamente não pegaria na livraria, mas como foi indicação de leitura no trabalho, eu acabei lendo. Não que eu tenha algo contra a capa, título, mas simplesmente não é o tipo de leitura que eu busco para gastar meu dinheiro, sabe? Tem sempre algum outro livro que me chama mais a atenção, e veja bem, a vida é feita de prioridades.

Mas fico muito feliz em ter cruzado com esse livro. Ele tem sido extremamente esclarecedor, me fez enxergar com clareza alguns pontos (ou talentos como o livro chama) da minha personalidade. 

O livro foi lançado aqui no Brasil pela Editora Sextante. Como de costume, digo que a diagramação, espaçamento, etc estão bons. Não costumo ser muito chata com isso, nem consigo me lembrar de algum livro que tenha esse aspecto negativo.


O objetivo dos autores é basicamente nos mostrar que nós sempre buscamos melhorar nossos pontos fracos, gastando tempo e energia nesse processo, esquecendo de ver o que nós temos de pontos fortes e levá-los à excelência. A premissa básica deste livro é que jamais poderemos transformar nossos pontos fracos em pontos fortes, apenas trabalhá-los de modo que eles não prejudiquem nosso desemprenho. Já nossos pontos fortes, esses sim poderão ser elevados à excelência e ser o nosso caminho para uma vida profissional bem-sucedida e feliz. O livro explica que a nossa sociedade, e portanto as empresas, sempre buscam apontar os pontos fracos dos funcionários. E, resumindo bastante, que este é um sistema bem falho.

O livro traz um código para que você possa fazer um teste desenvolvido pelo grupo Gallop, para você descobrir seus talentos. Talentos estes que poderão se tornar seus pontos fortes caso você trabalhe neles de forma adequada. Só por curiosidade, os meus 5 talentos dominantes são: Empatia, Harmonia, Prudência, Adaptabilidade e Restauração. E eu acho que realmente condiz comigo, e desde que terminei a leitura, estou tentando transformá-los em pontos fortes. Mas não é fácil não hahaha!

E beeeem resumidamente é isso. A leitura é fácil, os autores trazem vários exemplos de pessoas reais, atores, jogadores, CEOs, como exemplos para a compreensão ser mais fácil. Só o final do livro que custou um pouco de esforço, mas ainda assim, flui muito bem.

Enfim, eu recomendo bastante esta leitura, é muito esclarecedor e te faz ter um tempo no seu dia-a-dia para a reflexão do que você pode fazer com os seus talentos.

É isso, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário