6 de novembro de 2016

InkTober 2016


Este foi o primeiro ano que eu participo do Inktober, e foi uma experiência muito positiva!

Para quem não sabe, o InkTober foi criado pelo artista Jake Parker em 2009 como um desafio pessoal, para melhorar as habilidades com o nanquim. Quando ele viu, o desafio já estava por todo o globo. O objetivo é você fazer 31 desenhos em cada um dos dias do mês de Outubro, dentro do tema do dia.

Todo ano (ou ao menos eu acho que ele faz todo ano hahaha) ele lança uma lista oficial de temas para cada dia. Mas o desafio cresceu tanto, que grupos fazem sua própria lista, como foi o caso do grupo de minas youtubers da qual faço parte. Juntas, elaboramos esta lista:


Dei bobeira e nem vim avisar ninguém aqui no blog ou no youtube dessa lista, mas ano que vem, compartilho ela e aí vocês podem seguir ela também :)

Apesar da lista oficial e das listas criadas por aí, você pode simplesmente ignorar todas elas e fazer sua própria lista, ou fazer do que vier na sua cabeça mesmo! Não há regras nem polícia do InkTober, tá? Hahahaha! Até o uso do nanquim é dispensado por alguns artistas.

Eu entrei de cabeça no desafio e no nanquim, fiz questão de usar esse material porque fazia muuuuuuito tempo que eu não usava somente ele (só usava canetas mesmo, sabe?) e queria muito praticar e sair da zona de conforto. Aliás, foi pensando na zona de conforto que eu resolvi seguir uma lista, pois caso não seguisse, iria desenhar sempre retratos de meninas e provavelmente desistiria pela mesmice.

Vocês podem conferir todos os desenhos que fiz pro InkTober deste ano lá no meu Instagram ou na página do Facebook, mas fiz também esse vídeo mostrando cada um deles e comentando também:



Os que eu mais gostei foram os que estão na foto de abertura deste post, e os que vocês mais gostaram estão aí em baixo:

Esses foram os preferidos baseado no número de likes :)
Às vezes a gente precisa de um empurrãozinho para sair da zona de conforto, e o InkTober me proporcionou isso, tanto em temas quanto em material. Eu me esforcei bastante para não usar outros materiais senão o nanquim, mas acabei usando canetas hidrográficas da coleção de mangá da Faber-Castell também. Aliás, no final do desafio rolou uma preguiça e vocês podem ver que a aguada de nanquim foi indo embora e os traços simples de caneta e os marcadores foram invadindo mais e mais hahaha! Mas fiquei bem orgulhosa ainda assim, pois consegui completar um desafio de desenho na minha vida!

E vocês, já participaram de um InkTober? Querem participar ano que vem? Me contem aí em baixo! :)
Até a próxima!

2 comentários:

  1. Que lindo! Amei acompanhar um pouco do InkTober ❤ Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Katarina! Fico muito feliz mesmo em ouvir isso! :)

      Excluir